sábado, 26 de maio de 2012

Hipertexto

Hipertexto

Nonato, Rafael dos Santos. Teoria do conceito e hipertextos: uma proposta para determinação de relacionamentos em links conceituais. 122 f. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2009
A partir da segunda metade do século XX a informática trouxe uma revolução nas formas e nos métodos através dos quais a informação é gerada, armazenada, processada e transmitida. Neste contexto, surgiram os hipertextos: uma nova forma de estruturação da informação, que procura dispor as informações de forma semelhante à maneira como estas são dispostas na memória dos usuários. Os hipertextos são compostos por nós e links. Por ser uma forma de estruturação da informação não-linear e fragmentada, o hipertexto pode causar ao seu usuário desorientação, na navegação. Este trabalho tem por objetivo analisar a determinação de relacionamentos entre links conceituais de hipertextos, tendo por fundamento princípios teóricos do tratamento temático da Ciência da Informação e da Biblioteconomia. A fundamentação teórica evidenciou as similaridades existentes entre a arquitetura da informação em hipertextos e os processos de organização da informação. Escolheu-se fazer uso da teoria do conceito como princípio teórico que fundamente a determinação de relacionamentos entre links. Metodologicamente, fez-se uso da abordagem exploratória e qualitativa. Enquanto universo de estudo para aplicação da teoria do conceito, foi utilizada e analisada uma amostra de links do Protótipo MHTX, desenvolvido pela professora. Dra. Gercina Lima. Após análise e proposição de novos relacionamentos para a amostra utilizada, foram evidenciadas as contribuições da teoria do conceito para o processo de arquitetura da informação em hipertextos: o maior número de relacionamentos entre conceitos propiciou a arquitetura mais confortável, o processo de rotulagem de links tornou-se mais claro a partir do estudo da teoria do conceito, a escolha do relacionamento apropriado passou por um retorno ao contexto do link e à definição da expressão do conceito. Por fim, notou-se que o processo de organização da informação - por meio da teoria do conceito - oferece aportes teóricos que tornam explícita a sistematização entre conceitos, tal como esta se dispõe na memória dos usuários do hipertexto.


Conclusão

O hipertexto nos possibilita uma livre escolha de caminhos a ser percorrido, agregando recursos como imagens, sons, tornando a pesquisa mais fácil, mas tem que ter o cuidado de não se perder, pois pode causar ao usuário desorientação na navegação e não conseguir chegar ao seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário