ação aluno:
Atividade 3.5 - conceito de currículo e o processo de integração de
tecnologias ao currículo
Daniela Pegorari Cezar Silva
Sirley Aparecida Bueno Dutra
Daniela Donata Scuderi
Segundo nossa pesquisa ao dicionário, “Currículo são as disciplinas de
um curso escolar”. Sendo assim , não podemos deixar de falar em
metodologias e estratégias que deverão ser utilizadas para que o
currículo seja cumprido como foi programado.
Entendemos como benéficas as contribuições que a tecnologia traz para o
desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino,
proporcionando a integração do projeto curricular com a
intencionalidade pedagógica de desenvolver a capacidade de pensar e
aprender, interagindo com o objeto de conhecimento (conteúdo).
Acreditamos que dentre as várias contribuições que a tecnologia
oferece, podemos citar: articulação entre disciplinas e mídias
digitais; tecnologia digital de busca, seleção, articulação e produção
de novas informações; comunicação multidirecional; representação e
produção colaborativa de conhecimento; inter-relação entre tecnologia,
conteúdo e educação; metodologias que levam em conta o interesse e as
preferências de aprendizagem dos alunos, etc.
Também cremos no pensamento que a tecnologia por si só não é capaz de
revolucionar e nem resolver todos os problemas da educação, mas a forma
de encarar esta tecnologia, por parte dos profissionais da educação é
determinante para que a mesma seja uma forte aliada na mudança de
paradigmas, concepções e atitudes frente as inovações pelas qual a
sociedade passa atualmente e que são exigidas da escola.
Ao adotarmos esta nova ferramenta metodológica, estaremos abrindo
caminho para uma aprendizagem construcionista e estaremos
proporcionando a interação entre tecnologia e currículo, bem como
estabelecendo um novo vínculo com os alunos, pois deixaremos de ser um
transmissor de informações e nos tornaremos mediadoras proporcionando
situações de aprendizagem significativas, onde os alunos serão
construtores de seu próprio conhecimento.
Entendemos que uma das formas de se trabalhar o currículo é utilizando
projetos de aprendizagem, porém deve se ter o cuidado de não se propor
projetos prontos aos educandos, devemos elaborar os mesmos, visando
atender as reais necessidades de nossos alunos, bem como tirando suas
dúvidas sobre determinado tema, através da execução do projeto, ou
propiciando aos alunos o desenvolvimento de projetos próprios, que
venham satisfazer as curiosidades dos mesmos em relação ao conteúdo
estudado, ampliando desta forma sua aprendizagem. •.
|
||
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
v
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário